12 Perguntas acerca da doutrina da Trindade

A postagem abaixo foi copiada do seguinte link:

Doutrina da Trindade: 12 perguntas que precisam ser respondidas (bibliaseensina.com.br)

A Doutrina da Trindade é praticamente o maior ensinamento do cristianismo desde muito cedo em seu surgimento. É também o principal elo de ligação entre os cristãos evangélicos e católicos. O Deus Pai, Deus Filho e o Deus Espírito Santo se unem harmoniosamente, e embora eles sejam três pessoas diferentes, são um só Deus, conforme ensinado pela teologia trinitária cristã. No entanto, será que essa crença foi sempre assim? Será ela realmente atestada, defendida e propagada nas Escrituras Hebraicas, isto é, o Tanakh (chamado “Antigo Testamento” pelos cristãos)? Teve fundamento nele? Jesus realmente ensinou que é a segunda pessoa da Trindade e o “Espírito Santo” a terceira? Os apóstolos ensinavam essa doutrina exatamente como os teólogos e pastores ensinam hoje?

O que todos sabem, desde simples leitores da Bíblia aos mais respeitados teólogos ou tradutores bíblicos, é que em nenhum lugar da Bíblia a palavra “trindade” aparece. Nem tão pouco os termos “segunda ou terceira pessoa da trindade”. Ademais, em nenhum lugar da Bíblia um servo de Deus diz “Deus Espírito Santo”, ou sequer dirige uma oração a essa suposta pessoa da divindade. É intrigante ainda saber que nenhum dos profetas ou emissários (apóstolos) se preocuparam em ficar defendendo ou ensinando a ideia de que Deus é três pessoas. Isso não é, no mínimo, curioso?

Abaixo seguem alguns questionamento acerca dessa doutrina. A única intenção aqui é expor a pergunta e aguardar comentários dos leitores para alimentar esta página com conhecimento fidedigno das Escrituras Sagradas, se possível…

12 Perguntas acerca da doutrina da Trindade.

1) Por que Jesus foi específico em dizer que o Pai é o único Deus verdadeiro? Ele não se excluiu da divindade com isso? Por que, neste momento, ele não disse que é a segunda pessoa da Trindade? (João 17:3)

2) Por que Jesus disse ainda que o Pai é maior do que ele, se ele em si é o próprio Deus? (João 14:28)

3) Por qual motivo, no final dos tempos, Jesus se sujeitará ao Pai, se ele é o próprio Deus? (1 Cor. 15:28)

4) Por que ele chama o Pai de “meu Deus” se ele é a segunda pessoa da Trindade, e também Deus? (João 20:17Apo. 3:12)
Até o apóstolo Paulo disse que o Pai é o Deus do Senhor Jesus (Romanos 15:6 e Efésios 1:17).

5) Por qual razão Jesus é um mediador entre Deus e os homens? (1 Tim. 2:5) Se ele é a segunda pessoa da Divindade, ou se é o próprio Deus, então por qual motivo há um mediador entre Deus e os homens?

6) Por que Jesus disse que não sabia o dia de seu próprio retorno, mas só Deus? Não é Deus onisciente? E se Jesus é o próprio Deus, como poderia ele não saber de alguma coisa? (Mat. 24:36)

7) Por que a Bíblia diz que Deus teve de ressuscitá-lo? Deus pode morrer? Jesus não poderia ressuscitar a si mesmo, já que era o próprio Deus? (At 2:24)

8) Por qual razão o poder/autoridade foi dada a Jesus? Ele já não era Deus para tê-lo? (Mat. 28:18Dan. 7:13,14)

9) Por que Paulo afirma que só o Pai é Deus? (1 Cor. 8:6)

Por que, nesse texto, ele não disse: “há um só Deus, o Pai, o Filho e o Espírito santo?”, mas disse, “há um só Deus, o Pai”? Se a doutrina da Trindade é a mais importante de todas e constitui uma das principais bases da fé cristã, se ela foi explicada e defendida pelos próprios apóstolos, então por que aquele que recebeu a revelação de “Jesus Cristo” (Gál. 1:12) não a mencionou ou a ensinou aqui e em outros versículos semelhantes, como Ef 4:61 Tim. 2:5?

10) Por que Jesus não disse que é Deus e a segunda pessoa da Trindade ao escriba que lhe indagou, antes ele disse que Deus é um, o Pai? (Mar. 12:28-34)

11) Por que o apóstolo João disse que nossa comunhão é com o Pai e o Filho apenas? (1 João 1:3)
Essa era uma ótima oportunidade de ensinar sobre a Trindade, mas por que ele deixou o Espírito Santo de fora, visto que ele também é Deus? Aliás, dizer que ele “também” é Deus, não soa meio estranho?

12) Todas as pessoas relatadas na Bíblia tem um nome. Então por que só a terceira pessoa da trindade não tem?

Sinta-se a vontade para responder a qualquer das perguntas, ou mesmo todas, nos comentários aqui no final da página. Se possível com referências e explicações bíblicas. Obrigado pela leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Verdade Não Teme Ser Investigada e Posta à Prova!