Elohim (D`US) é Uma Unidade de 3 Pessoas?

O estudo abaixo foi copiado do seguinte link:

Deus é três pessoas? O que Jesus realmente ensinou? | Bíblia se Ensina (bibliaseensina.com.br)

Obs. Adptamos no texto as palavras Deus, por (D`US); Yeshua, por (Yausha) e o nome Jesus esta entre colchetes (Jesus), para uma melhor visão do nosso entendimento sobre os ensinos sobre os verdadeiros NOMES sagrados.

O que Yausha (Jesus) e a bíblia realmente ensinam?

Um tema que tem gerado debates acalorados desde tempos muito antigos, dividido opiniões, classificado “hereges“, desfeito amizades, alimentando debates teológicos, e com tudo isso parece que não chega ao fim. Afinal de contas, D`US é três pessoas ou não? Onde a Bíblia Sagrada diz isso? A Trindade é realmente uma doutrina bíblica? Neste estudo bíblico vamos nos ater unicamente ao que está escrito nas Escrituras, sem interpretações e rodeios nas explicações. Seremos sucintos e, se houverem dúvidas ou posições contrárias, tentaremos responder nos comentários ao final da publicação.

Baixe este estudo em PDF para impressão aqui.

O que diz a fé bíblica original (hebraica/judaica) a respeito de quem é Deus?

O texto de Deuteronômio 6:4 não é tão difícil de ser traduzido do original hebraico e define objetivamente quem é D`US.

"שְׁמַע she-Ma' ouve יִשְׂרָאֵל Yis-ra-'El; Israel יְהוָה Yahweh  אֱלֹהֵינוּ 'e-lo-Hei-nu [é] nosso Deus יְהוָה Yahweh  אֶחָד׃ 'e-Chad [é] um"

Visto que Moshé (Moisés) recita essas palavras, recebidas pelo próprio Criador Eterno, aproximadamente no final do século 15 AEC, a crença de que D`US é um apenas é muito mais antiga do que o desenvolvimento da doutrina que afirma que Ele está dividido em três pessoas, formulada à partir do ano 168 EC aproximadamente, por teólogos greco-romanos, popularmente conhecida como doutrina da trindade.

Portanto, para sermos honestos com o próprio texto bíblico, devemos direcionar nossas crenças à partir daqui.

Em suma, de acordo com Deuteronômio 6:4, D`US é um. Ou seja, Ele é um só D`US, o único D`US verdadeiro, e além disso, olhando pelo lado básico do texto, uma só pessoa, pois a palavra hebraica “ehad” significa, basicamente, um, cada um, numeral um, primeiro (cf. Concordância Bíblica Strong, pág. 40; Léxico Hebraico e Aramaico, William L. Holladay, págs. 11,12).

Isto é, ehad define expressamente que D`US é uma unidade indivisível. Isso se considerarmos meramente o significado etimológico dessa palavra.

Para o Salvador Yausha (Jesus), D`US é três pessoas?

Os relatos bíblicos mostram que para  “Senhor Jesus”D`US não é três pessoas, mas um só. Ele mesmo recita Deuteronômio 6:4 em Marcos 12:29, dizendo as mesmas palavras que Moshé (Moisés) registrou.

Vejamos as palavras dele na tradução da Bíblia Peshitta da Editora BV Books, cuja fonte é o texto original aramaico, o idioma no qual o Senhor se comunicava e pregava sua mensagem.

E "Jesus" lhe respondeu: O maior de todos os mandamentos é: "Ouve, ó Israel: Yahweh nosso Deus, Yahweh é um;"

Foto de Marcos 12:29 (citação de Deut. 6:4) na Bíblia Peshitta publicada e traduzida para português pela Editora BV Books.

As traduções gregas também concordam, mas nem todas foram bem traduzidas, como a BKJACFARANVINVTNAANTLHKJA, dentre outras. A Tradução Brasileira foi a que seguiu melhor a tradução grega dos escritos nazarenos (NT), bem como seu original hebraico na Torá.

Respondeu "Jesus": O primeiro é: Ouve, ó Israel, o Senhor é nosso Deus, o Senhor é um só!
(Marcos 12:29 Tradução Brasileira)

Vale ainda observar que, logo em seguida o Mestre ter recitado Deuteronômio 6:4,5 como simplesmente o maior dos mandamentos, o homem sábio que havia lhe perguntado qual era o principal deles (v. 28) então, afirmativamente, diz que D`US é um e não há outro além Dele (v. 32), justamente como ensinado na Torá (Deut. 6:44:35,39Is 44:6,845:5-6Jer. 10:10-11).

O Senhor, por fim, concorda com aquele escriba, dando-lhe uma resposta afirmativa (v. 34), pois nem aquele, nem tão pouco o Senhor, poderiam discordar do ensino da Torá.

Portanto, para o Ungido (o Cristo), D`US é uma pessoa só, que é seu Pai.

Podemos ver em João 6:27, por exemplo, que mais uma vez ele afirma isso claramente. Leiamos o texto:

"Não trabalheis pelo alimento que perece, mas pelo alimento que para a vida eterna permanece, o qual vos dará o Filho do Homem, pois a este selou Deus Pai."
(Bíblia Peshitta BV Books)

O presente texto pode ser conferido até mesmo nas traduções gregas, que neste caso serão concordantes (vide BKJACFARANVINAANVTNTLHVFLKJA, etc.).

Yausha (Jesus) tem um D`US!

Mais adiante, enquanto Miriam de Magdala (erroneamente conhecida como “Maria Madalena“) o encontra após sua ressurreição, ele diz: “eu ainda não subi para meu Pai e vosso Pai, meu D`US e vosso D`US” (João 20:17).

Depois disso, ele ainda chama o Pai de “meu D`US” cinco vezes no texto de Revelação (Apocalipse) 3:2,12.

Ademais, já estava profetizado nos Salmos que assim ele chamaria o Eterno. O próprio D`US, no Salmo 89:16, diz a respeito dele: “Ele me chamará, dizendo: Tu és meu Pai, meu D`US, e a rocha da minha salvação.”

Ora, vemos assim que o texto é claro, pois o Senhor esclarece que para ele D`US é uma pessoa só, o seu Pai, o Criador dos céus e da terra, Yahweh, que é também o seu D`US.

Ademais, ainda antes disso ele já havia orado dizendo e confirmando que seu Pai é o único D`US verdadeiro, conforme lemos em João 17:3.

Além disso, Paulo, seu emissário (apóstolo), afirma por diversas vezes que o Pai é o D`US do Yausha “Senhor Jesus”, basta ler atenciosamente Romanos 15:62 Coríntios 1:311:31Efésios 1:3,17 e Colossenses 1:3.

Yausha (Jesus) é D`US também?

Como podemos notar, só os textos bíblicos recitados acima respondem a essa pergunta. Por isso, se estivermos falando do Messias (Ungido) judeu cujo nome original é Yauhshua, então ele mesmo fala por si: só o Pai dele é D`US! Pois Ele é um, uma unidade indivisível (ehad) e por isso não pode estar dividido em três pessoas. O nome “Jesus” é apenas uma grafia aportuguesada proveniente de uma adaptação grega do nome original.

Não obstante, este mesmo Ungido judeu e Salvador recebeu uma nova roupagem teológica pelos pais da Igreja que, à partir de meados do 2º século EC, começaram a dar-lhe uma nova identidade, fundando assim uma religião diferente da própria que foi propagada pelo Mestre Yausha. Todavia, isto é assunto para outro momento. O livro “Como Jesus se tornou Deus“, do historiador Bart D. Ehrman, elucida este assunto do ponto de vista dos acontecimentos históricos e implantação da religião cristã, formulada após a era apostólica por aqueles teólogos greco-romanos.

Mesmo assim, ainda é possível nos estendermos um pouco mais neste assunto aqui, pois o próprio “Jesus”, isto é, Yausha, não se chama de D`US quando, aparentemente, tem a oportunidade para fazê-lo.

Muitas pessoas afirmam que “Jesus é Deus” baseando-se no texto de João 10:30, quando ele diz, “eu e o Pai somos um“. Porém, diante da explanação acima, seria de fato contraditório afirmar tal coisa.

Por isso, sem dúvida alguma, tal afirmação é uma conclusão parcial de uma má observação do texto bíblico, ou no mínimo uma interpretação tendenciosa. Basta continuar lendo o texto para observar que o próprio Senhor, no decorrer da conversa, afirma, “eu sou Filho de Deus“ (v. 36), e não, “eu sou o próprio Deus”, ou, “eu sou a segunda pessoa da trindade”.

Além disso, o texto é claro em afirmar que ele é um com o Pai no sentido de fazer as mesmas obras Dele (cf. vs. 32,37,38). Assim também os próprios discípulos do Senhor se tornam um com ele e seu Pai ao viverem da forma que ele viveu, e nem por isso eles se tornam deuses ou pessoas da (suposta) trindade (cf. Jo 17:21).

Para Paulo, D`US é três pessoas (uma trindade)?

Paulo (original Shaul), o emissário (apóstolo) do “Senhor”, também vai concordar com o próprio Senhor, naturalmente, de que D`US é uma pessoa só, que é o Pai. Basta fazermos uma observação atenciosa do texto bíblico de suas cartas para percebermos isso.

Em 1ª Coríntios 8:6, por exemplo, ele diz: “para nós há um só D`us, o Pai, de quem são todas as coisas e para quem existimos”. Com isso Shaul é bem específico ao afirmar que D`US é uma pessoa só, que é o Pai de seu Senhor.

O mesmo ele diz em Efésios 4:6 com as seguintes palavras: “Há um só D`us e Pai de todos, o qual é sobre todos…”. Isso se repete ainda em 1 Tessalonicenses 1:33:132 Tessalonicenses 1:1,22:161 Timóteo 1:22 Timóteo 1:2 e 1 Coríntios 15:24 dentre outros.

Logo, em todos estes versículos, notamos que para Paulo Deus é uma pessoa só, o Pai.

Um outro texto muito conhecido em que ele também deixa claro que Deus é uma pessoa só, mas que pouco se percebe, é 1ª Timóteo 2:5, quando afirma: “pois D`us é um e há um só mediador entre D`us e os homens, o ungido Yausha, homem…”.

Portanto, mais uma vez ele deixa claro, D`US é uma pessoa só, o Pai, e Yausha é o seu mediador, ou seja, aquele que aproxima o homem de D`US, aquele que revela a pessoa de D`US completamente (Col. 2:9). Além do mais, qual é o sentido de um homem, como expressamente diz o texto, ser um mediador de D`US, se seria ele o próprio D`US?

Os demais apóstolos naturalmente vão concordar com este ensinamento original hebraico/judaico, vide Tg 2:191 Pe 1:103:18.

Conclusão.

Não encontramos, portanto, nenhum versículo das Escrituras ensinando abertamente que D`US é três pessoas, ou que Ele é um, mas está dividido em três. Sendo esta, por isso, uma conclusão a que se chega somente por meio de interpretações subjetivas do texto com base em alguns versículos isolados e interpretados fora de seu devido contexto e pensamento original; unindo a isso traduções distorcidas do texto bíblico feitas por mentes tendenciosas a um tipo de doutrina que lhe atenda a crença preferencial.

Justamente por isso, procuramos nos ater ao que o texto original hebraico das Escrituras diz, respeitando o significado de suas palavras, seu contexto e pensamento original, do modo que o próprio D`US transmitiu ao seu povo desde tempos muito antigos.

Concluindo, o próprio D`US não pode ser duas ou três pessoas, mas como a própria Bíblia Sagrada afirma categoricamente, Ele é uma pessoa só, o Pai de nosso Senhor e Salvador Yausha, o Ungido. Por isso não vamos criar nem alimentar mais especulações e interpretações subjetivas do texto bíblico baseando-nos em versículos isolados para dizer coisas que a inspiração Divina não ensinou, tais como D`US está dividido em três pessoas ou que Ele é uma trindade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Verdade Não Teme Ser Investigada e Posta à Prova!