O Nome Bereanos

Por que escolhemos e adotamos o nome Bereanos Unitarianos? Você pode ter se perguntado!

Adotamos esse nome para este ministério, pela semelhança que existe entre nossas experiências pessoais e o relato descrito por Shaul (Saulo/Paulo) no livro Atos dos Apóstolos.

Diz o texto de Atos 17:10-14

E logo, durante a noite, os irmãos enviaram Shaul (Paulo) e Silas para Beréia; ali chegados, dirigiram-se à sinagoga dos Yaudim  (judeus). Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim. Com isso, muitos deles creram, mulheres gregas de alta posição e não poucos homens. Mas, logo que os Yaudim (judeus) de Tessalônica souberam que a palavra de Elohim (D`US) era anunciada por Shaul (Paulo) também em Beréia, foram lá excitar e perturbar o povo. Então, os irmãos promoveram, sem detença, a partida de Shaul (Paulo) para os lados do mar. Porém Silas e Timóteo continuaram

Os Bereanos, analisavam as supostas verdades apresentadas a eles, sempre comparando-as com as Escrituras “para ver se as coisas eram, de fato, verdades”.

Comparando este relato com nossa própria experiência, nós decidimos adotar este nome “BEREANOS”; até que, o próprio Mashiach (Cristo) nos de um novo e definitivo nome conforme a promessa relatada no livro do Apocalipse. (Ver Apoc. 2:17 e 3:12).

BEREANOS é um nome que se ajusta perfeitamente às coisas que ocorreram e ainda ocorrem com muitos dos atuais servos do Altíssimo, que á exemplo dos Bereanos apostólicos,  ao ouvirem mensagens ditas como verdades, procuram compara-las  com as Escrituras, para ver se não são como palhas lançadas ao vento.

Sem dúvida alguma, por atitudes Bereanas, ás pessoas são libertadas e protegidas por Elohim (D`US) dos enganos e das mentiras de satanás. È desta forma que o inimigo de nossas almas procura manter presas a si, todas as pessoas que não dão crédito à verdade.

No livro da CPB (Casa Publicadora Brasileira) editora do adventistas do sétimo dia, há um compilado de textos da escritora Ellen G. White, nos quais encontramos seus comentários, conselhos e orientações tendo como referência os Bereanos.

Obs. A IASD ensina aos seus membros que EGW foi uma profetiza inspirada para orientar a igreja nos últimos tempos. Desta forma os adventistas do sétimo dia não só acreditam no dom profético dela, como também a colocam no mesmo patamar de igualdade com os profetas bíblicos. Os Bereanos (saídos da IASD e da Babilônia) não cremos no ministério profético desta escritora, por diversos erros encontrados em seus escritos que são contrários as escrituras sagradas.  Porém, seguindo o conselho bíblico encontrado na carta aos Tessalonicenses (1 Ts 5:21) que diz: “Examinai tudo. Retende o bem”;  e o exemplo dos Bereanos, procuramos separar o joio do trigo, para o nosso bem.

Livro da CPB (“Atos dos Apóstolos”, na pg. 232).

Capítulo III: O Cristianismo Vai aos Confins da Terra – Beréia e Atenas.

A mente dos bereanos não se achava limitada pelo preconceito. Estavam dispostos a pesquisar a veracidade das doutrinas pregadas pelos apóstolos. Estudavam a Bíblia, não por curiosidade, mas para que pudessem aprender o que havia sido escrito a respeito do Messias prometido. Diariamente examinavam os relatos inspirados; e ao compararem texto com texto, anjos celestiais se colocavam ao lado deles, iluminando-lhes a mente e impressionando-lhes o coração.

Onde quer que as verdades do evangelho sejam proclamadas, os que honestamente desejam proceder com retidão serão levados a exame diligente das Escrituras. Se nas cenas finais da história da Terra, aqueles a quem são proclamadas verdades decisivas seguissem o exemplo dos bereanos, examinando diariamente as Escrituras, e comparando com a Palavra de Deus as mensagens a eles levadas, haveria hoje em dia grande número de pessoas leais aos preceitos da lei de Deus, onde agora existem relativamente poucos. Mas quando são apresentadas verdades bíblicas impopulares, muitos se recusam a pesquisá-las.

Embora incapazes de refutar os claros ensinos da Escritura, manifestam extrema relutância em estudar as evidências oferecidas. Alguns presumem que mesmo sendo essas doutrinas verdades incontestes, pouco importa aceitarem ou não a nova luz; e apegam-se a fábulas agradáveis usadas pelo inimigo para desviar as almas. Assim são suas mentes cegadas pelo erro, e eles ficam separados do Céu. “Atos dos Apóstolos”, pg. 232.

Grandes homens e mulheres, bem como pessoas professamente boas, podem realizar terríveis atos em seu preconceito e posição de exaltação própria, lisonjeando-se por estarem prestando um serviço a Deus. De nada resolve confiar neles. A verdade, a verdade bíblica, é o que vocês e eu queremos a todo custo. Como os nobres bereanos, desejamos esquadrinhar as Escrituras diariamente com fervorosa oração, para saber o que é a verdade e depois obedecer-lhe a qualquer custo, sem referência a pessoas superiores ou boas. Se a verdade está na Bíblia, podemos encontrá-la ali, assim como os grandes e bons da Terra. Minha prece é que Deus nos ajude a ser sábios para a salvação. Carta 35b, 1877. MM 2002 pg. 77.

Quando surgem erros e são ensinados como verdades bíblicas, os que têm ligação com Cristo não confiarão no que diz o pastor, mas, à semelhança dos nobres bereanos, examinarão as Escrituras todos os dias para ver se essas coisas são de fato assim. Quando eles descobrem qual é a recomendação do Senhor, colocam-se ao lado da verdade. Ouvem a voz do verdadeiro Pastor dizendo: “Este é o caminho; andai nele”. Isa. 30:21.

Assim sereis ensinados a fazer da Bíblia o vosso conselheiro, e não ouvireis nem seguireis a voz do estranho. Têm ocorrido apostasias e o Senhor tem permitido que questões dessa natureza se desenvolvessem no passado a fim de mostrar quão facilmente Seu povo será desviado se confiarem nas palavras de homens em vez de examinarem por si mesmos as Escrituras, como fizeram os nobres bereanos, para ver se estas coisas são assim. E o Senhor tem permitido coisas dessa espécie ocorrerem para que sejam dadas advertências de que elas terão lugar. Fé e Obras, pg. 86.

Estas são algumas das muitas razões que nos fizeram adotar o nome Bereanos da qual muito nos sentimos felizes ao sermos comparados e ao nos comparar com os mesmos.

Somos uma família, faça parte dela também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A Verdade Não Teme Ser Investigada e Posta à Prova!